Uniforme

USO, CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE UNIFORMES

1. O presente regulamento tem por objetivo descrever o uniforme de Desbravadores, Aventureiros, Líder de Desbravadores e Líder de Aventureiros, a fim de regulamentar seu uso, posse e confecção.

2. O uso correto do uniforme é fator primordial na boa apresentação individual e coletiva, contriduindo para o fortalecimento da disciplina e bom conceito do Clube perante a opinião pública.

3. Constitui obrigação de todo Jovem Adventista ou membro do Clube zelar pelo uniforme e sua correta apresentação em público. Somente poder&atildeo ser usados uniformes atualizados e que estejam em conformidade com este regulamento.

4. Os uniformes descritos neste Regulamentos constituem privilégio exclusivo dos Desbravadores, Aventureiros e Líderes em atividade. S&atildeo privativos.

5. Não é permitido alterar as características dos uniformes, nem sobrepor-lhes peça, artigo, ins&iacutegnia, ou distintivos de qualquer natureza, particularmente os que caracterizem origem militar, turísticos e/ou desportivo, estranhos a este regulamento.

6. Os membros do Clube, especialmente quando uniformizados, devem portar-se dignamente, dando um exemplo à altura dos princ&iacutepios simbolizados no uniforme.

7. O uniforme será usado nas seguintes ocasiões:

  • Nos desfiles e investiduras.
  • Nas campanhas evangelísticas e comunitárias.
  • Quando solicitado pela diretoria.
  • Em outras atividades oficiais.

8. Ocasiões em que o uniforme não poderá ser usado:

  • Antes de unir-se ao Clube.
  • Quando empenhado em vendas para obter lucros pessoais da natureza comercial ou outros propósitos alheios aos interesses do Clube.
  • Em qualquer campanha que não seja comunitária.
  • Em qualquer tempo ou lugar em que seu uso produza reflexo negativo e rebaixe a sua dignidade.
  • Quando estiver incompleto
  • Em passeios particulares fora do interesse ou recomendação do Clube.

9. Nenhum acampamento ou excursão deverá ser levado a efeito sem que o clube esteja identificado visualmente.

10. Os nomes Desbravadores e Aventureiros, e as insígnias, emblemas e distintivos são de propriedade exclusiva da Divisão Sul Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia (DSA).

11. A criação de materiais, para fins comerciais, usando emblemas dos Desbravadores e Aventureiros poderá ser realizada somente com a autorização da DSA.

12. Nenhum material: camisetas, manuais, mochilas, etc. poderá ser criado por Clubes, fabricantes ou Campos, com emblemas oficiais: (D1, D2, A1, L1, L2, L3). As exceções serão regulamentadas pela DSA.

13. Criações especiais, usando emblemas do Ministério Jovem, autorizados pela DSA, só poderão ser reproduzidas mediante sua autorização ou do fabricante originalmente autorizado.

14. Os fabricantes de materiais para o Ministério Jovem se restringirão a reproduzir somente os materias autorizados e nos modelos definidos. Sua comercializaç&atildeo será feita de acordo com as regras definidas pela DSA, suas Uniões ou Associações/Missões.

15. Os casos omissos e interpretações serão solucionados pela DSA.


UNIFORME DE DESBRAVADOR

1.MASCULINO – 10 a 15 anos

Camisa: Conforme o modelo, na cor cáqui (Santista, Grafil 701), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoado junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.

Calça: Modelo social, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31-X66-194906TP), barra lisa, com 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), de 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, dois bolsos traseiros embutidos, sem tampa e sem botão. Dois bolsos em diagonal na lateral da calça, um bolsinho frontal embutido (opcional) e duas pregas (voltadas para fora) de cada lado.

2.FEMININO – 10 a 15 anos

Blusa: Conforme o modelo, na cor cáqui (Santista, Grafil 701), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoado junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da blusa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes. Poderá ser acinturada, tendo duas penses sob o busto.
Saia: Saia conforme o modelo, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31-X66-194906TP), na altura do joelho. Com uma prega macho na frente, zíper atrás, 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), com 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras. O uso de bolsos embutidos (ocultos) na costura lateral é opcional. O uso de saia-calça fica vinculado a uma permissão especial da DSA.

Manga Direita
Distância entre a costura e a tira do nome do clube: 1,5 cm.
Distância entre a tira do nome do clube e o emblema D1: 1,5 cm.

Manga Esquerda
Distância entre a costura e o emblema de campo local: 1,5 cm.
Distância entre o emblema de campo local e o emblema D4: 1,5 cm.
Distância entre o emblema D4 e a divisa de classes: 1,5 cm.

3.MASCULINO – Acima de 16 anos

Camisa: Conforme o modelo, na cor branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31-007-110601TP), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotuada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoado junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga e o vivo da camisa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes.
Calça Modelo social, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31-X66-194906TP), barra lisa, com 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), de 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, dois bolsos traseiros embutidos, sem tampa e sem botão. Dois bolsos em diagonal na lateral da calça, um bolsinho frontal embutido (opcional) e duas pregas (voltadas para fora) de cada lado.

4.FEMININO – Acima de 16 anos

Blusa: Conforme o modelo, na cor branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007 – 110601TP ou Gabardine 31-007-110601TP), com mangas curtas ou compridas quando as circunstâncias assim exigirem. Terá dois bolsos com uma prega vertical sobreposta de 3 cm e uma tampa retangular de 4 cm de largura. Essa tampa será abotoada com colchetes de pressão ou velcro ocultos (não usar botões). Sobre cada ombro haverá uma platina, também conhecida como lapela do ombro, costurada na extremidade do ombro e abotoado junto da gola (conforme detalhe na figura) com 4 cm de largura. A barra da manga, a prega macho e o vivo da blusa terão uma prega com 3 cm de largura. Serão usados botões transparentes. Poderá ser acinturada, tendo duas penses sob o busto.
Saia: Saia conforme o modelo, na cor verde petróleo (Santista, Gabardine 31-X66-194906TP), na altura do joelho. Com uma prega macho na frente, zíper atrás, 5 a 9 passadores (proporcional ao tamanho), com 4 cm de altura e 1,5 cm de largura, com duas penses dianteiras e duas traseiras. O uso de bolsos embutidos (ocultos) na costura lateral é opcional. O uso de saia-calça fica vinculado a uma permissão especial da DSA.
Manga Direita
Distância entre a costura e a tira do nome do clube: 1,5 cm.
Distância entre a tira do nome do clube e a tira de cargo: 1 cm.
Distância entre a tira de cargo e o emblema D1: 1 cm.
Distância entre o emblema D1 e a estrela de tempo de serviço: 1 cm
Manga Esquerda
Distância entre a costura e o emblema de campo local: 1 cm.
Distância entre o emblema de campo local e o emblema D4: 1 cm.
Distância entre o emblema D4 e a divisa de classes: 1 cm.
5. Lenço do Desbravador: Amarelo com Emblema D4 bordado ou serigrafado em azul. Deverá ser usado com uniforme oficial, e de atividades. Quando necessário também poderá ser usado com outra roupa, desde que a mesma combine com os princípios dos Desbravadores e que a pessoa que o usa esteja envolvido em atividades do clube. É a identificação mundial dos Desbravadores, por isso, somente o lenço oficial pode ser usado.
6. Lenço de Líder: Amarelo com borda vermelha em viés ou bordada e tarjas correspondentes às classes e Emblema L1 bordado. Deverá ser usado com uniforme oficial, e de atividades. Quando necessário também poderá ser usado com outra roupa, desde que a mesma combine com os princípios dos Desbravadores e que a pessoa que o usa esteja envolvido em atividades do clube. É a identificação mundial dos Desbravadores, por isso, somente o lenço oficial pode ser usado.

7. Prendedor de lenço: Metálico dourado, com o Emblema D2 para Desbravador e L1 para Líder. Será permitido às unidades desenvolverem seus próprios prendedores para uso com o uniforme de atividades do clube.
Opcionais: Em tecido bordado. Para os Desbravadores com o Emblema D4 e para Líderes com o Emblema L1. Todo o clube deverá fazer a opção de usar o mesmo prendedor de lenço.
8. Cobertura: Opcional, na cor cáqui para Desbravadores de 10 a 15 anos e verde petróleo acima de 16 anos. Modelo francês, com Emblema D2 bordado, cordão torcido na cor ouro sobre a pala, até as extremidades da aba. Na base uma listra (sutache) amarela. Na parte do morcego uma costura vertical central. Botão no centro da cor do boné e o regulador transparente. Borda interna na cor do boné, com intertela ou espuma em todo seu interior.

9. Cinto: Verde Petróleo, com fivela dourada tendo ao centro o Emblema D2, em suas cores oficiais e em relevo.
10. Calçados e meias:
a. Sapatos: pretos, baixos ou tênis pretos sem detalhes coloridos.
b. Meias: para os rapazes meias pretas. Para as moças até 15 anos, meia fina, cor da pele ou meia soquete branca sem detalhes, desde que todo o clube tenha o mesmo padrão. Após os 16 anos somente meia fina cor da pele.
11. Torçal – Cordão de Apito: Será usado somente pela diretoria do Clube (diretor e Associados) e Regionais, no ombro esquerdo, com ou sem apito, tendo no m&aacuteximo duas cores nacionais predominantes, conforme definidas pela DSA.
12. Galão: Será usado por regionais, pastores, secretárias de departamento, departamentais e associados com as seguintes características:
– Regionais Verde petróleo com uma tira prata.
– Coordenadores Gerais Verde petróleo com duas tiras na cor prata.
Secretárias de Departamento Verde petróleo com uma tira dourada.
– Departamentais e Associados de Associação ou Missão Verde petróleo com duas tiras douradas.
– Departamentais e Associados de União Verde petróleo com três tiras douradas.
– Departamental e Associado da Divisão Verde petróleo com quatro tiras douradas.
– Departamental e Associados da Associação Geral Verde petróleo com cinco tiras douradas.
– Pastores Verde petróleo com logotipo oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia bordado em cor dourada.

UNIFORME DE AVENTUREIRO

1.FEMININO

Blusa: branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007-110601TP ou Gabardine 31-007-110601TP) com mangas curtas ou compridas.

Saia: azul marinho (Santista, Terbrim Art. 0443-502). O uso de saia-calça fica vinculado a uma permissão especial da DSA.

2.MASCULINO

Camisa: branca (Santista, Grafil 007 ou Grafil Plus 007-110601TP ou Gabardine 31-007-110601TP) com mangas curtas ou compridas.
Calça: azul marinho (Santista, Terbrim Art. 0443-502).
Manga Direita
Distância entre a costura e a tira do nome do clube: 1,5 cm.
Distância entre a tira do nome do clube e a tira de cargo: 1 cm.
Distância entre a tira de cargo e o emblema A1: 1 cm.

Manga Esquerda
Distância entre a costura e o emblema de campo local: 1,5 cm.
Distância entre o emblema de campo local e o emblema A4: 1,5 cm.

Lenço de Aventureiro:
Tecido laranja, conforme padrão da DSA, contendo o Emblema A1.

Lenço de Líder de Aventureiro:
Tecido cor laranja. Será usado após a investidura como líder de Aventureiros. Contém o Emblema A3 e quatro tiras nas cores das classes.

3 Responses to Uniforme

  1. Júlio disse:

    Muito bom mesmo parabéns pelo seu blog
    d +

  2. thaynara disse:

    o nome do meu clube também é clube canaa agente foi para o unidari as nossas unidades sairam em 1ºlugar.tdo mundo que conhece o nosso clube sai falando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: