Acampamento

Arte de Acampar

OBJETIVOS DO ACAMPAMENTO

· Ajudar jovens e juvenis a sentirem a proximidade de Deus e se tornarem familiarizados com Ele através da criação.

· Preparar nossos juvenis para o tempo de tribulação vindoura.

· Aumentar a familiarização dos acampantes.

· Aprender a viver ao ar livre.

· Ensinar confiança própria.

· Satisfazer o espírito de aventura.

· Desenvolver o vigor físico.

· Por em prática os ensinamentos aprendidos no Clube.

COMO ESCOLHER UM BOM LOCAL PARA ACAMPAR

Um bom local para acampar deve ter água potável próximo ao local do acampamento, o terreno deve escoar a água da chuva com facilidade. Deve ser de fácil acesso, porém não próximo das cidades, a fim de evitarmos visitas inesperadas. O local deve oferecer segurança aos acampantes. Deve ter lenha próxima.
Antes de qualquer coisa, deve se obter o máximo de informação sobre o local onde você irá levar sua unidade ou Clube, por meio de mapas, cartas topográficas, ou informações de amigos e pessoas que conheçam o local. Assim fazendo, a unidade ou Clube evitará maiores problemas quando for acampar no local.
Devemos sempre evitar terrenos que sejam pedregosos, pois dificulta a armação das barracas, abrir valetas e torna desconfortável ao dormir. Terreno encharcado deixa o local enlameado trazendo dificuldades em acender fogo, ao caminhar e etc… O terreno arenozo torna difícil a montagem das barracas, por não oferecer resistência na colocação dos espeques. As encostas de morros trazem problemas com enxurradas e deslizamentos, e a crista de morros por ventar forte. Não devemos acampar debaixo de árvores, afim de evitarmos queda de galhos, e por ser a árvore um para raio natural.

Devemos armar nossas barracas com a frente virada para onde o vento sopra, e não de frente para o vento.

TOPOGRAFIA – Condições de escoamento de água e solo próprio para fixar e armar as barracas. Espaço suficiente para o acampamento e atividades.

ACESSO – Estradas dá para passar a condução? Se chover dá para voltar?

SEGURANÇA – À distância segura de rios, local de enxurradas, encostas, animais perigosos, marginais, pântanos. Pontes seguras?

RECURSOS NATURAIS – Lenha, bambus, cachoeiras com água potável, árvores para atividades com corda, bosque para trilhas, etc.

Quando for acampar, você deve tomar os seguintes cuidados:

1 – Antes de qualquer coisa, deve-se obter o máximo de informação sobre o local aonde você irá, por meio de mapas, fotos topográficas, ou informações de amigos e pessoas que conheçam o local. Assim evitará maiores problemas quando for acampar no local.

2 – Quando acampando, a barracas devem estar bem esticadas e quando possível, a barraca ter um sobre-teto (ex: plástico). Se você perceber que irá chover, cave uma valeta com cerca de 8 cm.

3 – A sua barraca deve estar a sotavento, isto é, com a frente da barraca para onde o vento sopra, assim como a cozinha e o fogo desta, pois o fogo ficando assim, o fumo e as fagulhas não cairão sobre a barraca.

4 – Evite armar sua barraca em terreno:

a – Pedregoso: dificuldade para dormir, armar a barraca, abrir valetas, etc.

b – Encharcado: problema de lama, dificuldade para acender o fogo, etc.

c – Arenoso: dificuldade em armar a barraca que poderá cair com um simples vento e outros problemas.

d – Terreno inclinado: problema de enxurradas, a barraca dificilmente ficará esticada.

e – Encosta de morro: problemas de enxurradas e desmoronamento.

f – Crista de morro: muito vento.

g – Debaixo de árvores secas: problemas de queda de galhos ou da própria árvore.

5 – Antes de sair é indispensável fazer o cardápio das refeições e a lista dos gêneros e as quantidades de compra. Os alimentos devem ser variados e fortes, bastantes ovos e leite, frutas e verduras quando possível.

6 – Cavar uma vala ou trincheira para servir de latrina é outro ponto muito importante, deve ser uma das principais coisas a serem feitas ao chegar no local de acampamento.

A vala por trincheira de latrina deverá ter 60 cm de profundidade, 90 cm de comprimento e 30cm de largura.

A largura é importante para que quem a use, possa se agachar sobre a vala, com um pé de cada lado. A terra retirada deve ser amontoada atrás da vala, e uma pá fica a disposição para colocar terra na vala após o uso. As paredes podem ser de lona ou plástico preto, deve começar ao chão e ir até 1,80m.

7 – Deverá haver também um mictório, que se faz escavando um buraco e enchendo-o até o meio de pedras de drenar, facilitando o escoamento. E as latrinas devem ficar a favor do vento, cerca de 100 m do acampamento e bem escondida. Isso é muito importante.

8 – Escolha de um bom local:

a – Água potável próxima

b – facilidade em encontrar lenha

c – Solo poroso bem drenado, quase plano em que a chuva não alague nem faça lama, de preferência se for gramado.

d – Paisagem bonita e agradável

e – Fácil acesso

A água

Quando se acampa, devemos escolher um local que tenha água boa para beber, mas mesmo assim todo cuidado é pouco. coe a água em pano limpo, ferva-a, e se for preciso purifique-a com cloro, iodo, ou com produtos químicos apropriados.

Latrinas
Deve se cavar uma vala ou trincheira com 60 cm de profundidade, 90 cm de comprimento e 30 cm de largura para servir de latrina. este local deve ser cercado com lona ou plástico escuro e ficar pelo menos a 100 m da cozinha e bem escondido. Sua localização deve estar de maneira que o vento não traga o cheiro de volta para o acampamento.

Deverá haver também um mictório, que se faz escavando um buraco, enchendo-o de pedras até o meio, facilitando assim o escoamento da urina.

Alimentação
Antes de acampar o primeiro passo a dar é a elaboração do cardápio, preparando a seguir a lista de compras. Os alimentos devem ser variados, nutritivos e de fácil preparo. Deve ser organizada uma escala de serviço, de maneira que todos possam participar do preparo da alimentação, bem como da limpeza dos utensílios da cozinha.

Lembre-se de que todos devem participar não só na cozinha mas, em toda e qualquer atividade do acampamento, pois o que comanda e lidera não é aquele que e faz tudo sozinho, mas aquele que motiva outros a fazer.

EQUIPES DE UM ACAMPAMENTO:

Cada membro da unidade ou do Clube deve saber de antemão o que fazer ao chegar no local do acampamento. Deve-se dar tarefas a todos, de maneira que cada um tenha responsabilidade em fazer algo em prol do acampamento, evitando-se sobrecarga de tarefas e a demora na montagem do acampamento.
Tudo deve ser feito com alegria, mesmo as mais ingratas tarefas. O verdadeiro Desbravador vai acampar com espírito de união.

1. Equipe De Cozinha

Antes do acampamento deve-se elaborar o cardápio, preparando-se a seguir a lista de compras. Alimentos variados, nutritivos e de fácil preparo. Deve ser organizada uma escala de serviço, de maneira que todos possam participar do preparo da alimentação, bem como da limpeza dos utensílios da cozinha.
Lembre-se: todos devem participar não só da cozinha mas em toda e qualquer atividade do acampamento, pois o que comanda e lidera não é aquele que faz tudo sozinho, mas aquele que ensina e motiva outros a fazer.

2. Equipe De Transporte

Responsável pela cobrança das passagens, arranjar condução e orientar quanto ao percurso.

3. Equipe De Programa

Elaborar um programa escrito, com horários para tudo, corinhos, pensamentos, orientações, etc. Este grupo organiza todas as atividades e faz funcionar os horários. Diz quem fará o quê. Organiza a segurança e faz a escala dos oficiais do dia.

4. Equipe De Intendência

Providencia todo material para as atividades e instruções, inclusive para a cozinha.

5. Equipe De Eventos

Planeja e executa as atividades recreativas e instrutivas do acampamento.

6. Equipe De Infra-Estrutura

Montagem de todos os aparatos como: cozinha, latrinas, toldos, mastros, limpeza, pista de obstáculos.

Obs: Cada unidade fornece alguns desbravadores para esta equipe.

MATERIAL

Material da unidade

A unidade deve ter duas barracas, machadinha, facão (2), facas (2), lanterna, corda de 20m, repelente, cordinhas finas, serra, estojo de primeiros socorros, apito, Iscas de fogo, bandeirim, utensílios de cozinha, plástico ou lona para cobrir a cozinha e outro para abrigar da chuva ou do sol forte.

Material individual do desbravador

Cada desbravador ao acampar deve levar: Bíblia, hinário, lição, seu uniforme completo, mochila, capa ou plástico, lanterna, canivete, agasalho, roupa de uso pessoal, cordinha, chinelo, colchonete, saco de dormir ou cobertor, prato e copo de plásticos, talheres, estojo de costura e material de higiene. Todo esse material deve estar acondicionado em saco plástico, evitando de molhar em caso de chuva.

Obs: não trazer a mudança para o acampamento e nem esquecer o essencial.

DICAS

Dividir responsabilidades

Cada membro da unidade ou do clube deve saber de antemão o que fazer ao chegar ao local do acampamento. deve-se dar tarefas a todos, de maneira que cada um tenha responsabilidade em fazer algo em prol do acampamento, evitando-se a sobrecarga de tarefas e a demora na montagem do acampamento. Tudo deve ser feito com alegria, mesmo as mais ingratas tarefas. O verdadeiro desbravador vai acampar com espírito de união.

As últimas coisas a fazer á noite

Antes de dormir deve-se escovar os dentes, proteger a água, os alimentos e a lenha, cobrir as brasas do fogão de maneira que tenhamos algumas brasas vivas pela manhã. Veja se nada foi deixado ao sereno. Afrouxe os cabos da barraca. Faça o culto e ore antes de dormir.

Ao acordar

Assopre o fogo, reavivando-o, ponha mais lenha e a água para ferver, escove os dentes, estique os cabo sda barraca, pendure ao sol a roupa de dormir, prepare o desjejum, limpe e arrume a barraca, passe uma revista no local de acampamento para ver se tudo está em ordem, faça o culto matina e hastie a bandeira.

1. Mesmo com tempo bom deve-se levar capa de chuva ou plástico. (Desbravador)
2. Antes de ir dormir, afrouxar os cabos das barracas, proteger a água e a lenha, cobrir as brasas, ver se nada foi deixado no sereno, fazer culto e orar. (A Unidade)

3. Coar a água em pano limpo, ferver se preciso ou colocar cloro. (Equipe de Cozinha)

4. Não armar barracas de frente para o vento. (Unidades)

5. Latrinas: 60 cm. de profundidade x 90 cm. de comprimento x 30 cm. de largura. Longe da cozinha, cercado de lona plástica, bem escondido e localizado de forma que o vento não traga o cheiro de volta para o acampamento. (Infra-estrutura)
6. Ao preparar o cardápio, não por alimento cárneo. (Cozinha)

7. Encha o Sábado de atividades espirituais interessantes. (Eventos)

8. Ao acordar: Acender o fogo, por água para ferver, esticar os cabos da barraca, pendurar ao sol a roupa de dormir, preparar o desjejum, limpar e arrumar a barraca, revistar o local para ver se tudo está em ordem, fazer o culto matinal, hastear a bandeira. (Unidade)

9. Bem antes de sair para acampar cada um deve saber como arrumar a mochila e o que levar. (Intendência)

10. Só levar um volume para o acampamento. (Desbravador)

ECOLOGIA

1. Expressamente proibido cortar qualquer arbusto ou árvore verde.

2. Queime todo plástico e embalagens possíveis.

3. Amasse as latas e leve-as de volta.

4. Vidros? Se você ainda carrega este peso e perigo… levar de volta. Não compre sucos, conservas ou qualquer coisa embalada em vidro. (Já existem opções em plásticos para tudo)

5. Aterre as latrinas, replante a grama, apague totalmente o fogo. não deixe vestígios no local. Passe um pente fino, recolhendo tudo o que for da natureza.

O FOGO

O fogo é indispensável em qualquer acampamento. Pode ajudar como machucar, aquecer ou queimar, preservar vidas ou matar. Precisamos tomar algum cuidado ao lidar com o fogo.

Para haver fogo precisamos de:

a. Combustível – Material próprio

b. Comburente – bastante ar

c. Temperatura

Saber fazer uma fogueira com ou sem fósforos ou isqueiros é uma condição indispensável para quem pretende aventurar-se por regiões selvagens ou inabitadas.
Embora necessitemos conhecer também os métodos primitivos de fazer o fogo, sabemos que hoje não é difícil nem incômodo transportar um isqueiro ou algumas pequenas caixas de fósforo. Neste caso, é preciso impedir que os fósforos se molhem numa travessia de rio ou num banho de chuva inevitável. Para tanto, isole as caixas numa embalagem plástica com fita adesiva ou cubra os palitos de fósforo com parafina líquida antes de sair para a sua aventura. Antes de ter a chama é necessário, porém, armar a fogueira.

TIPOS DE ACAMPAMENTOS

Existem vários tipos de acampamentos. Iremos saber sobre alguns deles abaixo:

CAMPORI – Acampamento envolvendo todos os desbravadores de uma região, Estado ou País.

GERAIS – Acampamentos envolvendo todos os desbravadores num mesmo Clube.

POR UNIDADE (Campunid) – Acampamento que envolve apenas uma unidade específica, ou várias unidades.

DIRETORIA – Acampamento que envolve apenas a diretoria (pessoas responsáveis pela organização e direção)  de um ou mais Clubes.

ESQUEMAS DE ACAMPAMENTO

Há dois tipos de esquema de acampamento: Em forma de Ferradura e em Quarteirão.

A primeira coisa que devemos fazer ao chegar ao local de acampamento, é marcar o centro do local onde se pretende acampar. As barracas deverão ser colocadas em círculos. No centro deverá ser erigido (colocado) um mastro. A primeira barraca a ser montada no acampamento é a de INTENDÊNCIA, permitindo assim que todo material de trabalho ou gênero alimentício não fique exposto ao tempo.

Esta barraca deverá ficar com sua frente totalmente virada para o lado em que nasce o sol (leste), permitindo assim que receba os primeiros raios solares e arejar seu interior. Em seguida arma-se todas as outras barracas de acordo com o esquema do Diretor (responsável pelo acampamento), sendo porém que a barraca de PRIMEIROS SOCORROS armada por último no quarteirão ou forma de ferradura, e deverá ser construído um portão.

Obs: O portão do acampamento, terá que ser construído bem em frente à barraca de intendência. Tendo armado tudo, arma-se o banheiro. O mesmo deverá ficar no mínimo 50m de distância do acampamento, verificando-se também a direção do vento, para que o mau cheiro não siga para o lado do acampamento com o vento.

No final do acampamento

Só devemos deixar o local do acampamento nossos agradecimentos. Há anos atrás, um Coordenador da UEB dos Desbravadores deveria visitar um Clube que estava acampando mas, devido a uma confusão de datas, ele chegou somente no dia em que o Clube havia se retirado do local algumas horas antes. Mais tarde, na sede do Clube, ele disse: “cheguei tarde para ver o acampamento, e procurei durante duas horas por todo o local, mas não pude encontrar onde o Clube estava acampado. Não pode haver maior elogio do que este. Deixe o local de acampamento pelo menos como você gostaria de encontrá-lo quando chegasse.

Antes de sair queime todo o lixo. Amasse as latas e enterre-as junto com que for de vidro, ou leve para casa de volta. Aterre as latrinas, assinalando o local, e as demais valas feitas. Replante a grama. Apague totalmente o fogo, não deixando nenhum vestígio no local. Passe um pente fino final, recolhendo tudo o que não fizer parte da natureza

Atividades para Acampamento

Cross:
A unidade deverá escolher 2 membros para representá-la em um percurso com obstáculos, e no final passar uma linha pela agulha. Quando for completado o percurso terão direito a responder 2 perguntas sobre história dos desbravadores, para conseguir um bônus extra.

Avaliação: Tempo

Nós:
As unidades serão avaliadas a qualquer momento, por membros da diretoria, por isso deverão ter cordinha da cor da unidade todo o tempo. Os nós que serão avaliados são os seguintes: Nó direito, fateixa, escota, pescador, cirurgião. Lais de guia, corrediço, voltar do fiel, volta do ribeira, volta do salteador.

Avaliação: nó correto e explicação

Ordem unida:

As unidades serão avaliadas em ordem unida parada e em marcha.
Avaliação: Postura, execução e erros.

Túnel do desbravador:

A unidade deverá escolher um representante que irá passar por um túnel com um certo número de objetos relacionados a desbravadores e identificá-los.

Avaliação: Tempo e numero de objetos identificados

Pão no espeto:

As unidades deverão preparar,a massa o fogo e assar o pão no espeto.
Avaliação: Participação de toda a unidade, pão assado, regras de segurança com o fogo e tempo

Maquete:
As unidades receberão um tema para a construção de uma maquete que poderá ser construída unicamente com materiais da natureza.

Avaliação: Tempo, criatividade, concordância, materiais

Caça ao tesouro:

Através de versos bíblicos as unidades deverão procurar objetos espalhados pelo campo, cada objeto encontrado trás um verso que leva a outro objeto.
Avaliação: Tempo

P.S
As unidades farão atendimentos de primeiros socorros solicitados pela diretoria na hora da prova.

Avaliação: demonstração e explicação correta

Barracas

A barraca é o equipamento principal do acampamento. Ao comprar a barraca deve-se pesquisar muito bem, pois a grande variedade de modelos, marcas e materiais pode confundir o comprador. Deve-se ter em mente na hora da compra o número de pessoas a que a barraca se destina, se vai ser levada de carro ou carregada nas costas, etc.

Há modelos importados de qualidade superior e mesma faixa de preço que os modelos nacionais, que perdem de longe quando o assunto é acabamento da barraca. Basta comparar.

Eis algumas características de alguns modelos mais comuns:

    • É um dos modelos mais tradicionais, de formato triangular quando vista de frente.
    • Fácil de montar, pode ser encontrada em tamanhos variados.
    • Como sua armação geralmente é de metal, é pesada para ser carregada a pé por trechos longos.
    • O material também influi na escolha, sendo as feitas de lona mais quentes e pesadas que as fabricadas em nylon.
  • 1. Barraca do tipo Canadense


    • Também tradicional, parece uma casa. Tem quartos e uma varanda onde pode ser instalada a cozinha.
    • É muito pesada por possuir a armação de metal e ser fabricada em lona.
    • Abriga no mínimo 5 pessoas. Boa para famílias inteiras.
  • 2. Barraca do tipo Bangalô


    • Vários modelos, de formato variável, desde o tradicional iglu até modelos tubulares semelhantes a casulos.
    • Há modelos grandes de base hexagonal com capacidade para mais de cinco pessoas.
    • A armação é de fibra sintética (vidro, carbono), muitas vezes mais leve que as armações metálicas.
    • São fabricadas em nylon e muito leves para carregar.
    • Perdem em durabilidade para as de armação metálica.
  • 3. Barracas do tipo Iglu


MONTANDO BARRACAS

Diversos são os tipos de barracas, havendo também improvisações com lonas de diferentes tamanhos.

Obs.: não se devem armar barracas em terrenos em declives fortes (grandes inclinações), cabeça de morro ou crista de serra, em solo úmido e argiloso, em que possa formar poças de lama, ou em terreno perigoso em que a irregularidade de fincar estacas e espeques prejudicando o trabalho de instalação.

Os terrenos arenosos exigem cuidados especiais na fixação dos espeques ou estacas para maior segurança da barraca.

Espeques ou Estacas – serão cravados no solo de modo a construírem uma boa ancoragem; o ângulo do material a se cravado no solo e de 45 graus em relação ao terreno.

Piso da Barraca – é necessário uma boa impermeabilização. A irradiação do calor terrestre traz sempre umidade pela evaporação.
As paredes da barraca devem estar ajustáveis ao solo, para que não haja corrente de ar e não entre pequenos animais (alguns perigosos).

BARLAVENTO – é o lugar onde sopra o vento.

SOTAVENTO – é o lugar para onde vai o vento.

A barraca deve Ter a porta de entrada voltada para o sotavento, para evitar maiores prejuízos. Pode-se verificar com facilidade a direção do vento: movimento da copa das árvores, soltando no ar folhas, pedaços de papel, uns poucos de pó, umedecendo o dedo e notando de que lado ele esfria mais depressa. A insolação da barraca é indispensável, assim como seu arejamento.

PERMITINDO O AREJAMENTO DA BARRACA:

Deve estar colocada de modo a receber os raios solares, de preferência pela manhã, ou pelo menos durante seis ou oito horas. Por outro lado, sua fixação deve possibilitar o levantamento das abas ou extremidades durante o dia, para que o movimento do ar retire a umidade decorrente da evaporação do solo. Não estando chuvoso o tempo, todo material existente no interior da barraca deve ser inteiramente exposto ao sol.

Privilégios Exclusivos de Quem Acampa

Existem alguns privilégios que só tem quem acampa. E se for no outono, melhor ainda. Veja só:

· Dormir em barraca.

· Comer uma comida gostosa.

· Escutar as crianças dizerem que não dormiram por uma série de motivos, sendo que na noite anterior ficaram até tarde conversando...

· Visão espetacular da natureza.

· A inspiração e a presença de Deus.

· Cânticos alegres, animados e bonitos.

· Escutar histórias junto à fogueira.

· Sentir o calor da fogueira.

· Admirar as faíscas que sobem e o contraste da fogueira com a noite escura.

· Acordar alguém que já está dormindo ao final da programação da fogueira.

· Sentir a barraca gelar às 4 horas da manhã.

· Aprender coisas novas.

· Conhecer melhor as pessoas.

· Acampar no alto de um morro e admirar a paisagem.

· Deslumbrar-se com o amanhecer, quando é visto um mar de algodão formado pela cerração, com várias ilhas que são as pontas dos morros.

· Maravilhar-se com o pôr do sol.

· Emocionar-se com a beleza de uma noite completamente estrelada.

· Sentir o ar frio da noite.

· Caçar um tal de "tirisco" e ainda não encontrar "o dito cujo".

· Contar piadas ao redor do fogo.

· Rir das piadas ao redor da fogueira.

· Seguir trilhas em meio à natureza.

· Pelo menos uma noite ir dormir tarde.

· Escutar apenas o barulho dos grilos.

· Escutar apenas o silêncio da natureza.

· Escutar o canto dos pássaros.

· Sair da rotina.

· Evitar o "stress".

· Esquecer um pouco as coisas artificiais e supérfluas da nossa vida.

· Valorizar o que temos.

· Aprender um pouco mais de humildade.

· Reafirmar o segredo do sucesso: a união.

· Extravasar alegria.

· Brincar.

· Sorrir.

· Sonhar.

· Ver, ouvir e sentir coisas novas.

· Sentir o calor do sol.

· Crescer física, mental e espiritualmente.

· Aprender valiosas e importantes lições.

· Valorizar ainda mais a amizade.

· Relembrar que temos um Grande Deus!!!

· Esquecer a televisão e o computador.

· Valorizar as coisas simples da vida.

· Carregar uma mochila pesada.

· Chegar em casa e lembrar que esqueceu algo no acampamento!!!

· Brincar com os amigos.

· Perceber o cuidado e a proteção de Deus.

· Ter histórias para contar.

· Aproveitar alguns dos melhores momentos de nossa vida!!!

O Ministério dos Desbravadores alerta:

Acampar faz muito bem à saúde!!!


Regras de um Acampamento

1. Seja pontual – O atraso irá causar perca de pontos para a equipe

2. Será feito as chamadas das equipes em cada atividade, esteja Presente!!!

3. Nenhum acampante deve ultrapassar os limites estabelecidos para o acampamento sem autorização

4. Cuidar dos objetos pessoais

5. Usar trajes adequados para cada momento

6. Durante as atividades, dar o melhor de si e estimular o melhor dos outros

7. Evitar todo espírito de competição valorizando a participação

8. Respeitar a privacidade dos outros

9. Não permitir em qualquer situação o surgimento de discussões e brigas

10. Estão proibidas brincadeiras de mau gosto…

11. Respeitar os responsáveis pela ordem e seguir suas orientações

12.  Zelar pela limpeza e ordem do acampamento com o objetivo de deixá-lo melhor do que foi recebido

13. Não entrar nas dependências da cozinha, a menos que seja solicitado

14. Silêncio após o horário estabelecido

15. Os casos omissões deste boletim de informações serão resolvidos pela diretoria

Penalidades cabíveis…

1ª – Perca de pontos do desbravador

2ª – Perca de pontos do desbravador e da equipe

3ª – Convite para retirar-se do acampamento

Dicas para Acampamento

Nós costumamos montar uma programação que envolva a parte espiritual e também a parte social e esportiva.

Normalmente escolhemos um tema para o acampamento e convidamos pessoas para realizarem as palestras. Temos uma equipe que cuida da parte esportiva (jogos diversificados); durante todo o acampamento temos o correio da amizade onde os acampantes trocam cartinhas entre si. Seria interessante criar um concurso com premiação para quem escrever mais cartinhas e também para quem receber mais cartinhas. Determine o prazo limite para entrega das cartas. (Ex. até o penúltimo dia de acampamento) O último dia é para você entregar as cartas restantes e fazer a premiação.

Divida as responsabilidades com os demais.
Também costumamos pedir para os rapazes realizem uma programação social à noite bem como as moças (ex.: domingo o programa da noite é com os rapazes, segunda com as moças e terça moças e rapazes realizam o programa juntos. Para isso escolha uma pessoa para liderar os rapazes e outra para liderar as moças)

Enfim, use a criatividade.

2ª DICA

Acampamento de Verão

PARA COMEÇAR BEM

Muita gente confunde acampamento com retiro ou vice-versa. A diferença está principalmente, no fato de que, enquanto o retiro tem uma programação essencialmente devocional, o acampamento tem uma programação diversificada, incluindo partes devocionais, estudos e recreação.

Acampamento é uma atividade especial com duração de vários dias realizada num local fora da cidade, cuja programação é planejada dentro de um objetivo, tendo em vista os interesses do grupo.

O acampamento não é Seminário Espiritual prolongado, mini olimpíada ou réplica  de programas humorísticos da TV. Tampouco deve adotar a filosofia de Hotel Fazenda, onde cada um faz o que quer na hora que bem entende.
Um dos principais objetivos dos acampamentos cristãos é levar o jovem a decisões e busca de crescimento em Cristo. Uma boa programação leva o jovem a encontrar orientação para a sua vida diária. O clima de aventura, emoção, competição e reflexão facilita o reconhecimento de Cristo em todas as áreas da vida.

COMECE JA

Se você pretende realizar o acampamento no período do carnaval, não perca tempo, comece já a observar estes itens:

DATA: Verifique com o Pastor e demais líderes da igreja a data, cuidando  para que não haja nenhuma programação paralela.

LOCAL: A escolha de boas instalações físicas é fundamental.

DISTÂNCIA: Um local muito distante pode aumentar muito no custo final. Podemos afirmar que o gasto com transporte do acampamento até o local, não deve exceder o preço de uma diária, pois do contrário poderá desestimular a participação.

DEPENDÊNCIAS:Não comece a organização sem primeiro conhecer as dependências. Se as inscrições   foremsuperiores a capacidade do acampamento, isso acarretará insatisfações entre os participantes.As dependências devem ser avaliadas por setores: capela para reuniões, número de cadeiras, plataforma, sistema de som, instalações elétricas, sanitários, etc..

ALIMENTAÇÃO: Ponto vital para o sucesso ou fracasso, se o preletor não atinge as expectativas o pessoal perdoa, se as dependências esportivas forem precárias, também. Mas se na hora das refeições depararem-se com um café da manhã fraco, almoço e jantar mal feitos, de aparência estranha, servidas fora do horário…
Prepare-se para correr. Prepare-se no mínimo para agradar a maioria.

ESPORTE E RECREAÇÃO: A área que você está escolhendo, o que tem a oferecer?campo, gramado? Rio adequado para banho? Piscina? Que tipo de material esportivo o acampamento vai oferecer e quem é o responsável? Tudo isso é fundamental para o sucesso.

AVALIE AS INSTALAÇÕES SANITÁRIAS: Observe o número de chuveiros e suas condições de uso. Banheiros, água potável suficiente, a rede elétrica, se funciona e a contento.

É isso aí! Comece cedo, comece bem!

Abaixo uma lista de avaliação do local de acampamento. Isso é muito importante.

AVALIAÇÃO DO LOCAL DE ACAMPAMENTO

Nome do local:______________________________________________

Endereço:__________________________________________

Nº _____

Telefone:________________Responsável:____________Data da Visita:___/___/___

  1. Dependências

Capacidade do Local:___________Lugares.

  1. Setor de Reuniões

Sala para reuniões: (   ) Sim   (   ) Não  Nº de lugares existentes:____________

Instrumentos Musicais: (   ) Sim (   ) Não  Quais?________,_________,______

Podem ser usados?  (   ) Sim    (  ) Não        Tomadas:   Sim (  )   Não (  )  Voltagem:________________

Quadro de Giz: (  ) Sim   (   ) Não           Retroprojetor: (   ) Sim    (   ) Não

Tela de Projeção:  (   ) Sim  (   ) Não

  1. Setor de Alimentação

a) Refeitório Apropriado?   (   ) Sim    (   ) Não   Nº de Mesas:_____________

Nº de Lugares em cada mesa:_____________O Acampamento oferece refeições? (   ) Sim  (   ) Não

Obs:__________________________________________________

b) Utensílios:

Possui utensílios básicos para cozinha?  (   )Sim    (   ) Não

Podemos usar qualquer utensílio de cozinha? (   ) Sim     (   ) Não

Quantos conjuntos (pratos, xícaras, etc.) o local possui?___________________

Obs:__________________________________________________

  1. Setor de Esportes

Campo de Futebol: (   ) Sim    (   ) Não     Quantos?_____________________

Quadra Poli-esportiva: (   ) Sim     (   ) Não

Material esportivo: (   ) Sim      (   ) Não

Quais?________________________________________________

Quais são os jogos de mesa oferecidos pelo local?_______________,_______________,________________,_

O acampamento fornece material:   (   ) Sim   (   ) Não   Quais?___________

Piscina: (   ) Sim     (   ) Não     Quantas?_______________________________

Condições da piscina: Água tratada? (   ) Sim    (   ) Não

Dimensões: Comprimento _______Profundidade __________Largura _________

Rio para nadar:  (    ) Sim    (    ) Não          Distância:____________________

Obs:_________________________________________________


  1. Setor de Dormitórios

Quartos existentes no local:____________________________________________

Camas em cada quarto:_______________________________________________

Nº de quartos para moças:_____________________________________________

Nº de quartos para rapazes:____________________________________________

Disponibilidade de colocar colchões no chão:                (   ) Sim      (   ) Não

Disponibilidade de pendurar redes:                              (   ) Sim      (   ) Não

Sanitários conjugados aos dormitórios:                          (   ) Sim     (   ) Não

Chuveiros quentes:_____________________Frios:____________________

Obs:__________________________________________________

  1. Distância do Acampamento

Distância em km:_______________Distância do Acamp. até o asfalto:________

Acesso em dias de chuva:____________Ônibus de linha passa próximo ao local

___________________________________________________

Qual?_______________________________________________

Obs:________________________________________________

II – AS POSIÇÕES DE CADA UM NESTE JOGO

Numa atividade como esta, a equipe é fundamental, afinal de contas, o tempo de ser super líder já passou, o último pendurou as chuteiras por estafa.

Capacidade e responsabilidade são requisitos fundamentais na escolha dos elementos que vão compor a equipe. Disponibilidade para atuar nas diversas áreas antes, durante e depois, no preparo e execução de cada detalhe. A equipe precisa ter em mente três propósitos:

  1. Trabalho: Servir é a principal função, a equipe deve trabalhar por amor e não por conveniência ou para quebrar o galho.
  1. Envolver-se: desenvolver amizades com os acampantes que resultem em oportunidades de compartilhar os alvos de Deus para a vida do jovem.
  1. Participar: Desfrutar do programa somente quando isto não interferir no trabalho da equipe.

Evitar ter jovens com menos de 17 anos, pois os adolescentes tem humor e comprometimentos instáveis. Não ter na equipe pessoas que tenham dado problemas na igreja.

CADA UM NO SEU LUGAR

Coordenador Geral

É responsável em selecionar a equipe, coordenar reuniões, discutir o programa, delegar funções e promover união.

Orador Convidado

Ministra os devocionais, fica a disposição para orientação e aconselhamento. Na escolha deve-se considerar as características de sua personalidade, estilo de pregação e a área de formação, levando-se em conta as necessidades do grupo.

O convite deve incluir o que o grupo espera dele, o tempo que estará disponível, o tipo de instalações. Deixar claro que ele faz parte da equipe. Solicitar-lhe o roteiro das palestras e dos estudos devocionais com antecedência para providenciar cópias. Não convide desconhecidos e sem alguma referência.

Coordenador de Programas

Este deve descobrir as necessidades dos participantes e planificar o programa de maneira a satisfazê-los.

Provê capacitação e treinamento para a equipe. Coordena toda a programação. Promove reuniões de treinamento e esclarecimento com a participação do orador e coordenadores do grupo.

Coordenador de Música

Seleciona os cânticos, ensaia com o instrumental, ensina novos cânticos, viabiliza participações dos componentes, providencia letras e partituras das músicas.   Auxilia a coordenação de sociabilidade.

Coordenador Social

Criatividade e ousadia são fundamentais nesta área. Coordena brincadeiras, reuniões e dinâmicas que possibilitem recreação e integração dos participantes.

Descobre e aproveita talentos do grupo, auxilia o coordenador de esportes.

Coordenador de Esportes

Responsável pela parte recreativa e competitiva através de uma equipe de colaboradores especialistas em esportes, passeios, jogos aquáticos, atletismo, incluindo salva-vidas. Promove a prática de novos esportes.

Coordenador Administrativo Financeiro

Promove a divulgação, faz o controle das inscrições por sexo, de acordo com as instalações. Efetua  o recebimento das taxas de inscrição. Administra a verba com os outros coordenadores.

Elabora o Boletim ou Jornal do Acampamento.

Coordenador de Limpeza

Cuida da manutenção e orienta as formas de preservar as instalações.

Coordenador de Grupos

Dirige os devocionais nos quartos ou barracas. Auxilia durante os estudos e dinâmicas de grupo.

Está sempre alerta para captar as oportunidades de orientação social e espiritual.

Coordenador de Saúde

Elabora a lista de medicamentos básicos, tenta conseguir doações, dá assistência durante o acampamento. De preferência, que seja um médico ou enfermeiro no exercício da profissão.

Abaixo segue uma lista da equipe de coordenação básica para que seu acampamento seja uma bênção:

  1. Coordenação Geral;
  2. Orador Convidado;
  3. Coordenador de Programação;
  4. Coordenador de Música;
  5. Coordenador Social;
  6. Coordenador de Esportes;
  7. Coordenador Administrativo Financeiro;
  8. Coordenador de Limpeza;
  9. Coordenador de Grupos;
  10. Coordenador de Saúde
  11. Conselheiros;
  12. Horários e Anúncios;
  13. Som;
  14. Cantina;
  15. Escola Sabatina;
  16. Reportagem;
  17. Cozinha;
  18. Departamento Infantil ;
  19. Ordem e Segurança;
  20. Festa da Amizade – Moças;
  21. Festa da Amizade – Rapazes;
  22. Decoração;
  23. Promoção;
  24. Secretaria.

3ª DICA

Olá. A responsabilidade está assustando?
Não se desespere! Aí vão algumas dicas:
1) organização e planejamento são essenciais. Pense no que os jovens gostariam em cada área: esportiva, recreacional, devocional, espiritual, etc. Pense bem nisso, agende com quem achar que é preciso, providencie todo o material que achar necessário, divida as responsabilidades(se achar que é preciso institua líderes para cada atividade e/ou área…
2) após isso tudo é bom que os acampantes tenham tudo isso a mão. Providencie coletâneas com os horários, atividades, nomes dos responsáveis em cada área, cânticos e tudo mais que for preciso para informar os acampantes.
3) ore muito, pois uma atividade como um retiro de verão não pode ser feito sem a benção de nosso Deus.

4ª DICA

Noite Romântica

É sempre feito na última noite, especialmente para os casais, noivos, namorados e alguém que começou a namorar no acampamento. Foi apresentada  a música "meu coração não sei porque bate feliz quando te vê...),  outra música pode ser: "O amor é uma fogueira é fogo que ateia a candeia do coração",  e outras músicas mais que vocês conheçam e que fale do amor.

Algum jogral, poesia, etc. É sempre bom que tenha uma mensagem espiritual. Também pode ser feita  entrevista com os casais. Outra coisa bastante interessante, e é surpresa para todos, é o seguinte: combinar antes com uma
pessoa que queira fazer uma declaração de amor ao marido, noivo ou namorado; fazer com que ela/ele  entre numa caixa grande e embalar com papel de presente ou somente com laço (que no improviso pode ser um
lençol),  isto enquanto está acontecendo o programa para que não desconfiem,  e entram com este "presente"  nas mãos até lá na frente, todos vão ficar curiosos. Num determinado momento o apresentador do programa vai
estar falando com a "cara metade" de quem está dentro da caixa e vai pedir para ele(a) abrir  o presente/pacote  dai a surpresa... a pessoa que está dentro da "embalagem" deve falar alguma coisa.

Um grupo de mulheres casadas ensaiaram uma música para os maridos, na noite seguinte aqueles maridos cantaram uma música para elas, sem que elas soubessem. Foi bem legal ver o carinho deles.

Em outro acampamento o namorado entrou montado num cavalo(chácara) e fez a declaração de amor, todo mundo aplaudiu. Outra pessoa gravou numa fita a declaração de amor para o marido e durante o programa a fita k7 foi
colocada enquanto uma luz era direcionada para o local onde ela estava: Em cima de um muro muito alto. Também pode ser filmado a pessoa e apresentado num telão aquela declaração. Essas idéias surgiram no próprio acampamento. É muito legal ver a criatividade dos enamorados...

Sucesso.

5ª DICA

Papel dos Papéis

Leve os participantes para um lugar amplo e dividida-os em grupos. Este programa tem a vantagem de não exigir muito preparo prévio. Deve no entanto, ser feito em um ambiente onde as pessoas possam ficar divididas em grupos de 6 a 8 pessoas. Uma excelente idéia para ser desenvolvida em um acampamento. Cada grupo receberá pedaços de papéis de diversos tipos (crepon, sulfite, embrulho, papelão, higiênico, papel de presente, cartolina, etc…)

Canta-se alguns hinos, faz-se a oração, tem-se uma mensagem musical e solicita-se que os papéis sejam examinados, respondendo as perguntas abaixo. Cada grupo deverá receber pelo menos três cópias das perguntas.

Examine os papéis que estão sobre a mesa respondendo as seguintes perguntas:

Que diferenças eles possuem entre si? Tente descobrir mais de uma diferença.

Tente descobrir pelo menos uma utilidade exclusiva que cada um desses papéis possui.

Na ausência de um determinado tipo de papel, outro pode exercer uma função diferente daquela para a qual foi destinado? Exemplifique.

2. Que analogias podem ser encontradas entre esses papéis e o ser humano?

3. Crie uma parábola moderna em cima dos papéis do ser humano tendo como base os papéis dos diferentes tipos de papéis já analisados.

4. Qual o verdadeiro valor de um ser humano quando comparado com a analogia dos papéis?

5. “Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.” Mateus 4:18-20. O que Jesus viu nesses homens? E no menino Samuel? E no pastorzinho de ovelhas chamado Davi?

6. Dentro desse contexto, o que posso aprender sobre mim mesmo?

Depois de 20 ou 30 minutos de discussão, dependendo do interesse, um coordenador chamará um representante de cada grupo e analisará o que perceberam. Obs: Se o número de participantes for muito grande, por exemplo, acima de 20 grupos, elege-se representantes de apenas alguns grupos dando oportunidades a todos de completarem o pensamento desenvolvido. O líder tem que ser uma pessoa com habilidades para coordenar esse tipo de atividade…

O objetivo seria mostrar que cada pessoa tem seu valor assim como os papéis também possuem. Dá para explorar muitas idéias. Discriminação, preconceito, forma de Deus ver as pessoas, etc…

6ª DICA

Técnicas de Acampamento

O líder deve aproveitar toda oportunidade ao seu alcance para aprender as técnicas de acampamentos e participar dele sempre que possível

O Acampamento JA não é meramente um período de férias, de estada ao ar livre, ou uma excursão. Há, naturalmente, recreação revigorante tanto para o corpo como para a mente; mas, ao promover estes acampamentos, temos um propósito mais abrangente- não meramente a recreação, mas o cuidado do corpo, mente e alma. O programa é planejado e executado de modo a prover vantagens para a saúde física, a agilidade mental e a influência espiritual, com incentivos que apelam.
O Acampamento JA deve aumentar o conhecimento formal que todo jovem deve ter do grande Criador, e sua própria atmosfera deve incentivar o anseio de cada coração em prosseguir conhecendo- O melhor e experimentando um senso de unidade com Aquele que fez todas as coisas e viu que tudo era bom.
Deus fala pelo Seu Espírito por meio do canto dos pássaros, do suave sopro da brisa e da tranqüila beleza de um pôr do sol. Distante dos ruídos das cidades, Deus pode ser ouvido. O Programa de acampamento deve proporcionar oportunidade aos acampantes de encontrar tranqüilidade e conhecer a Deus.

Exercícios Espirituais
O período de acampamento é uma ótima oportunidade para se ressaltar as prioridades da vida. É uma ocasião perfeita para reconhecimento e demonstrar que o primeiro lugar pertence a Deus. A reunião para o culto e os grupos de oração ocupam uma parte muito importante. Especialmente importante é a prática da verdadeira guarda do sábado uma parte muito importante. Vozes jovens elevando-se em louvores logo ao pôr-do-sol na sexta-feira, será uma permanente lembrança a um ideal para os próximos anos. A Escola Sabatina, e sermão sob o céu azul, e o estudo da Natureza como Jesus a viu e estudou, jamais serão esquecidos um Acampamento JA de verão dever ser diferente de qualquer outro nesse seu propósito básico que é ensinar a juventude a se familiarizar com Deus por meio de Suas obras criadas e ajudá-la a compreender o verdadeiro culto.
Os acampamentos deve ser liderados por indivíduos que representem um desafio `a juventude e lhe deixem impressão indelével na vida. A rotina é mais suave e as cerimônias menos formais que nos acampamentos de juvenis. Além da ênfase espiritual, deve-se instruir e liderar os jovens de maneira definida. Deve-se organizar classes de líderes; devem haver grupos de debate sobre liderança eficaz a fim de que as sociedades JA funcionem com êxito.
Habilidades e atividades na Natureza podem ser atrativamente oferecidas neste grupo. Domínio-próprio deve ser o objetivo em toda disciplina e outros aspectos do acampamento JA.

Rádio no acampamento
Por Marcelo Fundão

Radio no acampamento, tem dois tipos de ser feita: 1 – Com transmissor: Esse tipo de rádio funciona da seguinte forma. Você deverá arrumar um transmissor de Fm de baixa potencia, esses que pegam em no máximo 1000 metros. (ele pode ser arrumado por algum especialista em eletrônica, pois é fácil de ser feito e muito barato, não custa mais de 50 reais). Prepare um ótima programação (caso tenha interesse tenho uma aqui toda pronta), e arrume os materiais: Dois microfones , dois aparelhos de cd, um amplificador, uma mesa de 6 canais e muita música para tocar. Instale a Rádio no acampamento e comece a programação. Não precisa ser um técnico para que isso aconteça, baste ter um pouco de conhecimento sobre o assunto. Avise a todos que vão acampar para que não se esqueçam de levar o rádio, pois eles irão sintonizar a emissora por ele.

De um nome na rádio e sucesso.
A outra forma é a seguinte: Você vai precisar de quantas caixas de som tiver, no mínimo 4. Espalhar nos quatro cantos do acampamento, e ligá-las a uma central de som, onde terá um amplificador, dois microfones, uma mesa de 6 canais, dois aparelhos de cd. O som será enviados paras as caixas que estarão espalhadas pelo acampamento. Convoque os locutores e mãos a obra.

Sugestões de brincadeira
Outra idéia: no acampamento é fazer desfile só de sacos de lixo. Ganha o casal mais bem trajado. A equipe JA deu os sacos (pretos de 50 litros) para cada equipe.

7ª DICA

Tributo aos Notados

Aqui em Nova Andradina no acampamento de 2000 fizemos um Prêmio chamado TRIBUTO AOS NOTADOS, aqueles que se destacam no  acampamento tais como: o que come mais, a barraca mais desorganizada, a garota mais elegante, a família mais unida, enfim cria-se varias premiações…

Nós íamos colocar urnas espalhadas pra que as pessoas pudessem votar a cada dia sexta sábado, no sábado a noite estaríamos já dando uma prévia dos que estão despontando… e esses poderiam estar promovendo na segundo comícios boca de urna isso daria uma dinâmica durante os três dias de acampamento e estaria dando o resultado final em uma noite de gala na segunda a noite (nós levamos um mini canhão de luz e o pessoal fez a maior festa entrada dos apresentadores som pra todas as entregas dos certificados olha é o maior barato )…

Outra idéia é quanto a moeda do acampamento aqui foi chamada de JA$ (JA de Jovens Adventista + $)

O que é JA$ o dinheiro do acampamento faz uma publicidade em cima, ele serve pra nos ajudar (nós da liderança de acampamentos) porque???   as pessoas se acabam pra ter o JA$  fazendo o que???   criamos os valores de 1, 5, 10, 50 e 100 JA$, na noite de sábado nomeia-se o prefeito(a) do acampamento que será ao responsável pela grana este colocará preço em todas as tarefa tais como:  lavar as panelas das refeiçoes, limpar a área do acampamento enfim …   e a equipe JA tem direito a uma diária…

Nós compramos no 1,99 sacos de amendoim doces etc…   latinhas de refrigerantes (coisas bem baratas) e promovemos os leilões com um leiloeiro bem agitado, e com essa grana o pessoal arremata as prendas aqui descobrimos uma forma jóia o pessoal junta-se em cooperativas e da a maior grana, na hora do leilão é a maior diversão, a disputa é assirrada…

Bom não sei se colaborei, talvez já tenham aplicado essas idéias, por ai… mas na medida do possível estaremos sempre colaborando.

2 Responses to Acampamento

  1. dercia disse:

    amei td ,muito bem explicado..gostei de ver

  2. Aline disse:

    Você tem a programação da rádio pronta? Teria como me mandar por email? Obrigada!

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